Cera de ouvido

Cera de ouvido serve para o que?

A cera de ouvido(cerumen) é uma proteção natural do ouvido contra ressecamento e infecções virais, bacterianas ou fúngicas.

É composta por óleos naturais e enzimas com propriedades antibióticas. Na medida certa, protege contra intempéries, pó, gazes tóxicos e insetos.

O seu acúmulo leva a sintomas auditivos desconfortáveis como:

Tontura(vertigem)
Otalgia(dor de ouvido)
Inflamação de ouvido

Diagnóstico e remoção

Seu diagnóstico exige uma consulta presencial com otorrino para que este possa examinar ambos ouvidos.

Caso seja obstrução por cerume, pode-se tentar remove-la no ato. Para isso, deve atender condições ideais, como:

cera liquida ou semilíquida.

sem infecção(otite) obstrutiva.

sem tontura.

Com a possibilidade de remoção atendida, pode-se remove-la pelas seguintes técnicas:

Lavagem otológica

Remoção com cureta

Ceruminolíticos(medicações)

Aspirador otológico .

Após a extração de cera, pode ser necessário o uso de antibiótico local e requisitar exames investigativos(audiometira tonal e vocal).

Muitos pacientes indagem se é possível realizar limpeza em casa: A resposta é não. O uso de cotonetes, agulhas, tampas de canetas ou auto lavagem são proibidas pois podem perfurar os tímpanos e causar surdez permanente.

Dúvidas? Agende sua consulta para melhore esclarecimento.

Existe forma caseira?

Não há forma caseira segura. Como médico otorrinolaringologista contra indico a autolavagem ou uso de cotonetes em ouvidos.

Tais materiais aumentam o risco infecção e perfuração da membrana timpânica, fatos e que potencializam perdas auditivas.